Tecido Acrobático | Academia Academia - Academia Musculação - Academia Jiu Jitsu - Academia Jiu Jitsu Submission - Academia Boxe - Academia MMA - Academia Muay Thai - Academia Tecido Acrobático - Academia CrossFit - Academia Vale Tudo - Jiu Jitsu - Jiu Jitsu Submission - Jiu Jitsu Faixas - Jiu Jitsu Graduação - Jiu Jitsu Golpes - Jiu Jitsu Competição - Jiu Jitsu Frases - Jiu Jitsu Luta - Jiu Jitsu treinos

O tecido acrobático é uma modalidade aérea circense, também denominada tecido acrobático, tecido aéreo ou tecido circense. Ao contrário de outras centenárias modalidades do circo, como o malabares, as acrobacias e o trapézio, o tecido apresentou seu desenvolvimento nos últimos anos.

Sobre a história desta prática, Desiderio (2003), traz um relato expressivo da historiadora de circo, Alice Viveiro de Castro, no qual relata que quando esteve no festival Internacional de Acrobacias de Wuqia (China), em 1999, foram expostos alguns desenhos orientais apresentados por uma pesquisadora da escola de Circo de Beijin, com performances em grandes panos nas festividades dos imperadores da China por volta do ano de 600 d.C., utilizando a seda como tecido da época.

Ainda segundo Desiderio (2003), no ocidente, um dos relatos mais antigos é uma experiência nas décadas de 1920 e 1930, em Berlim (Alemanha), por alguns artistas que realizaram movimentos com as cortinas de um cabaré.

Não se sabe ao certo quem o inventou, mas se acredita que o tecido é uma extensão do trabalho de corda lisa, uma modalidade que antigamente era de sisal e atualmente é de algodão (esta última confere maior flexibilidade e conforto durante as travas). Por sua vez, parece que as performances na corda tenham surgido das evoluções realizadas pelos artistas quando subiam ao trapézio, ou até mesmo durante a instalação (montagem) do circo, na qual se utilizam as cordas para subir e descer das alturas.

Veja mais sobre Tecido Acrobático:

Tecido Acrobático

Academia Tecido Acrobático Valinhos – Horários

Academia Tecido Acrobático Campinas – Horários

Poderá também gostar de: